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Inbound Marketing: Saiba Como Utilizar essa Estratégia

 

A evolução digital e as mudanças no comportamento do consumidor exigiram que as empresas criassem novas formas de conquistar e manter seus clientes. Diante dessa nova realidade, a solução tem sido o Inbound Marketing, uma estratégia que se baseia em atrair o público-alvo com conteúdos de qualidade.

Para te ajudar a entender essa estratégia de marketing digital, preparamos um pequeno guia com as principais informações sobre o Inbound Marketing e explicamos como ele pode ajudar sua empresa a conquistar mais clientes, gerar mais vendas e reforçar sua autoridade. Confira!  

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing, traduzido como Marketing de Atração, se baseia na criação e compartilhamento de conteúdo para um público-alvo específico. Dessa forma, ao invés de interromper os clientes em potencial, as ações são realizadas para atrair o consumidor para o blog ou site da empresa.

Dessa forma, pode-se dizer que o Inbound Marketing tem como função:

  • Aumentar a visibilidade da empresa;
  • Diminuir o custo de aquisição dos clientes;
  • Atrair clientes em potencial;
  • Gerar conteúdos relevantes e autorais;
  • Otimizar o processo de vendas.

Benefícios do Inbound Marketing

Atrair clientes em potencial através de conteúdo relevante garante diversos benefícios para o seu negócio, pois ajuda a construir uma marca forte e aumentar as vendas. Conheça as vantagens do Inbound Marketing para sua empresa:

  1. Alcance do público certo: o conteúdo segmentado alcança o público certo
  2. Aproximação com clientes: a oferta de conteúdo que ajuda a persona cria uma relação de confiança entre a marca e o consumidor, além de permitir uma comunicação aberta e constante.
  3. Maior poder de persuasão: essa estratégia garante maior poder de convencimento porque se baseia em informações sólidas e construídas ao longo do tempo.
  4. Ciclo mais curto de vendas: o Inbound ajuda a reduzir o tempo necessário para uma pessoa decidir comprar, pois o conteúdo relevante e personalizado acelera a movimentação dos leads no funil de vendas.
  5. Diminuição de custos: além dos anúncios e ativações de marca mais baratos, o Inbound permite diminuir os custos de aquisição de leads.
  6. Mensuração de resultados em tempo real: permitem medir o desempenho das campanhas e definir se a estratégia de marketing é eficaz.
  7. Ticket médio maior: o Inbound Marketing fornece as ferramentas para nutrir os leads, o que resulta em risco menor de tentar vender antes do momento ideal.

Etapas do Inbound Marketing

Atração

A primeira etapa do Inbound Marketing é a atração. Nesse momento, as ações são voltadas à criação e divulgação de conteúdos de qualidade que ajudem a esclarecer uma dúvida ou problema. As principais formas de fazer isso acontecer são:

  • Blog;
  • SEO;
  • Interação e publicações nas redes sociais;
  • Links patrocinados.

Conversão

Na segunda etapa, o visitante precisa virar lead para poder avançar na jornada de compra. Por isso, é o momento de solicitar informações do usuário em troca de uma recompensa. As principais formas para converter em Leads são:

  • Criação de ofertas;
  • Landing pages.

Relacionamento

Na etapa de relacionamento no Inbound Marketing são aplicadas algumas estratégias que permitem identificar o estágio em que se encontram os leads. Algumas ações para acelerar o processo de compra são:

  • E-mail marketing;
  • Automação de marketing;
  • Lead nurturing.

Venda

O trabalho de geração e nutrição de Leads visa gerar demanda e oportunidades para seu negócio. Nessa etapa, as principais práticas são:

  • Lead scoring;
  • Inbound Sales;
  • CRM.

As pessoas estão sempre buscando soluções para seus problemas nos mecanismos de busca, lendo e-mails em diferentes dispositivos e navegando nas redes sociais. Por isso, o Inbound Marketing tem se tornado fundamental para alcançar os melhores resultados. Converse com um de nossos especialistas e saiba como implementar esse plano de sucesso em sua empresa!

Luiz Gustavo

Diretor de Tecnologia da Uébb Digital, apaixonado por tecnologia e futebol. Amante de uma boa linha de condigo.